Amigos da Toca

Visitem meu outro blog!


Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Navegue na Toca ouvindo os sons da Natureza!

domingo, 20 de novembro de 2011

Fontes e cascatas-como fazer

Fontes feitas no chão:
Adoro fontes e cascatas, e para quem acha que é difícil ter uma está muito enganado, , eu fiz uma pequena em minha casa, nela foram levantados  uma parede de tijolinhos , como se fosse uma mini piscina, você pode fazer em forma arredondada,  cimentado, e recoberto com resina misturada ,manta acrílica e por ultimo revestido com cimento cola e azulejo, coloquei pedras, um motorzinho para fonte.
Para saber a potência  do motorzinho você tem que saber mais ou menos quanta água leva na fonte,você acha essas bombas, aonde vende bombas para poços , piscinas, etc, eu me lembro que o motor da minha foi o menos potente e o mais simples possível,

Ao fazer a fonte você deixa no chão dela um buraco com um ralo e dele vai pelo chão  um encanamento bem curto até chegar no motorzinho(que deve fica em um lugar coberto da chuva, mas arejado)o motorzinho deve ficar em um local na altura mais ou menos de sua cintura, para dar certo com o nível da fonte.Mas todo motor vem com manual e leia-o com atenção para não ligar a bomba sem água e acabar por queimando-a(eu fiz isso)
o motorzinho vem com dois buracos para o encanamento .
O encanamento que sai do ralo segue pelo chão  e sobe até chegar pelo buraco debaixo do motor, e sai outro cano por cima ou lateral do motor(veja no manual a entrada e saída de água do motor)geralmete segue pela parede e termina em cima da fonte ,esse é o cano que deve terminar pelo menos uns trinta centímetros de altura antes da água da fonte,


Para você que não tem como fazer com manta e resina:
Agora se você não têem quem coloque a mantas acrilica com a resina, vá aonde vende piscinas e materiais para fontes e compre somente  aquela banheirinha azul parecendo uma  mini piscina. Faça um buraco na lateral, com 5 a 10 centimetros de altura, vede bem esse buraco com cola de silicone(vende no materiais para contrução),  faça o encanamento que de para a bomba e da bomba que dê para fonte, na forma de filtragem faça o seguinte:
Pegue um garrafa  pet de refrigerante abra um buraco em uma da latrais , na outra lateral encha de furinhos, coloque a lã ja enrolada com o carvão dentro da garrafa, deixe ela de lado água que sai da fonte pelo cano caira pela garrafa, a água passara pela lã e caira pelos furinhos,que caira na fonte, você pode camuflar isso com plantas.



Quan a lã estiver suja você pode la-la em água corrente e espreme-la para sair bem a água com cloro, mas o ideal é qie troque por uma lã com carvão novos.



Agora vou explicar o porque de tudo isso. É para oxigenação e limpeza da água.
Você deve deixar a distancia de queda de agua de no mínimo trinta centímetros para que a queda  água de  crie bolhas de ar que oxigenam a água .
 Você pode cobrir esse encanamemnto com um pequeno pedaço de bambú e plantas em volta e assim água sai pelo bambú, fica um efeito bem bonito.

No ralo você fará o seguinte. Aonde vende peixes ornamentais, vende a lã em pedaços e carvão em pacotinhos.
Lave o carvão.Pegue umas três lãs coloque o carvão no meio enrole bem e amarre com alguma cordinha  dessas de varal ou dessas de amarrar a cartela de ovos, ela não pode ser tóxica.Amarre bem e se certifique que não está vazando o carvão, pois se ele vazar vai entupir a bomba, coloque ele no ralo e o tampe com a tampa, a tampa  é daqueles ralos bem simples de plástico leitoso.
Preste bem atenção eu não comecei a usar a fonte da noite para o dia deixei ela com água mais ou menos um mês antes de usa-la para que saísse o cheiro dos produtos, depois troquei de água e deixei essa água descansando ainda uma semana na fonte junto com as pedras  de cachoeira que coloquei no fundo para enfeite.

Veja  que não me responsabilizo, apenas fiz essa postagem para compartilhar o meu conhecimento que deu certo pois muito sonham em ter uma fonte , mas não as tem por falta de informação, e se for mandar um  profissional  fazer sai muito caro. Eu mesma a fiz , foi bem simples. Você só terá que ter um pedreiro para isso.
Entenda o procedimento.O ralo está no chão com a lã no fundo da fonte, pelo ralo é puxado a água que passa pela lã (que limpa)com  e o carvão que tem minerais, essa aguá é puxada pelo motor, passa por dentro dele, vai pelo cano da parede e cai em uma queda de pelo menos trinta centímetros para a oxigenação da água.
Antes de colocar os peixes, repare se a sua fonte não tem nenhum vazamento, se nenhuma parte do seu quintal ou da parede está umido.
Os peixes que aconselho a colocar são carpas e cascudos(no máximo dois),  recomendo que não coloque lagostas pois as lagostas e as carpas no mesmo lugar ficam ambos agressivos.
Antes de colocar o peixe na água coloque o saquinho com o peixe pelo menos uns 10 minutos na água da fonte para que ele vá se acostumando coma temperatura da fonte nesses dez minutos  de quatro em quatro coloque um pouquinho da água da fonte dentro do saquinho para que o peixe se acostume com  a água. Muita atenção ao solta-lo não derrame a água do saquinho junto pois essa água as vezes vem contaminada.
Você pode colocar dento da água um pedaço de tronco oco para que as carpas se escondam quando quiserem.


Fonte bem simples feita com tanque:
Se você também gostaria muito de ter uma fonte mas gostaria de uma mais simples vai aí outra dica.
Você pode fazer uma pequena fonte com um tanque (de roupa) velho, o importante é que o tanque seja do que for , não pode intoxicar os peixes,
A idéia é a seguinte, você pega esse tanque   e pode apoia-lo com muitas pedras e cimento  em volta ou enterre-o no chão , recubra-o com algumas plantas em volta, para que ninguém veja que é um tanque,   vá na minha postagem aquarismo link no final dessa postagem
Lá você verá como se usa a bombinha externa do áquario, você colocara essa bombinha ,( cubra-a para não pegar chuva) ela é bem em conta, você pode esconder essa bombinha com plantas e na saída de água colocar um pedaço de bambú.



 O mais importante é que você entenda que tem que ter uma bomba para que a sujeira  fique na lã e tem que haver uma pequena queda de água para a oxigenação dos peixes. Daí em diante use a sua imaginação.
 Todo esse meu conhecimento adiquiri com muita observação e fuçando aqui e ali.
Faça a sua fonte,divirta-se  e boa sorte!


E não dê muita ração de peixe para os peixes(dou a mesma ração e da mesma forma  dos peixes de aquario , ver em aquarismo)

Fiz uma postagem de diversas imagens de fontes:







0 comentários:

Postar um comentário

Poste apenas comentários construtivos , A Toca da Morgana é um espaço para energias positivas.


Músicas da Toca


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...