Amigos da Toca

Visitem meu outro blog!


Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Navegue na Toca ouvindo os sons da Natureza!

domingo, 10 de junho de 2012

Pirografia-Pirogravura-Arte na Madeira

O fogo fascina a humanidade há milhares de anos. Mas a grande revolução desta arte ocorreu na Idade dos Metais, quando o ser humano dominou a criação de ferramentas metálicas. Há registros de pirografias no Peru de mais de três mil anos.

Por volta de 1600 nas tabernas da Europa, homens colocavam fogo nas lareiras e utilizavam as ferramentas aquecidas que mexiam no fogo, para marcar e decorar as mesas e paredes do ambiente, resultando no termo utilizado "poker work" e posteriormente pirografia.

O primeiro trabalho artístico com pirografia foi publicado na Inglaterra em 1751, e eram gerados apartir do aquecimento de metais nos braseiros de lenha e carvão. Posteriormente passou-se a utilizar o benzeno para gerar o fogo e o calor em canetas especialmente desenvolvidas.

Como na indústria e na mecanização, a eletricidade foi a peça fundamental para o desenvolvimento e disseminação da técnica no mundo todo. O equipamento utilizado nos trabalhso de pirografia, chama-se pirógrafo.

Atualmente esta técnica é aprecida por artistas do mundo todo, e que utilizam couro, veludo, cabaças e madeira para as suas obras.

Este trabalho requer muita atenção e técnica, pois não admite erros. Diferentemente das demais técnicas de desenho e pintura, o couro ou a madeira após queimada, não pode ser apagada.

Os nuances das cores da madeira escolhida, juntamente com a intensidade de queima, traços e preenchimentos com pirógrafo resulta em trabalhos lindíssimos. Muitas vezes remetendo à lembrança de peças antigas ou envelhecidas, com muita austeridade e relevância. Mas pode-se utilizar a técnica para trabalhos em arte moderna, juntando-se outros elementos e materiais, especialmente com a aplicação de cores e pinturas que valorizam ainda mais os trabalhos.






















fontes:
http://vanderleiteza.blogspot.com.br/


e Web


0 comentários:

Postar um comentário

Poste apenas comentários construtivos , A Toca da Morgana é um espaço para energias positivas.


Músicas da Toca


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...