Amigos da Toca

Visitem meu outro blog!

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Navegue na Toca ouvindo os sons da Natureza!

domingo, 22 de maio de 2011

Aquarismo-Para Iniciantes

Para Iniciantes

Bem não vou postar isso como um profissional e sim como uma pessoa que tenta retratar individualmente a sua experiência.Não sou nenhuma expert no assunto , mas já faz alguns anos que prático aquarismo, ou seja tenho um àquario com peixes.Vou explicar de uma uma forma bem simples como criar peixes de água doce.

Antes de tudo pesquise, pois tem muita diferença de de preço de um local para outro. Com uma boa pesquisa você poderá achar tudo por um preço bem acessivel
Quando for comprar um aquario não compre um menor que 50 litros, pois quanto menor o aquario
Sifão
mais rápido ele suja e fica poluído.
Você irá precisar de :
1 aquario como no minimo 50 litros
Pedrinhas (para o fundo)
1 termostato aquecedor(veja se ele é proporcional para os litros de seu áquario)
1 Sifão
1 Redinha para pegar peixes
1 termometro para áquario
1 compressor de ar(veja se é proporcional para os litros de seu áquario)com a
bomba externa
mangueira e a pedra porosa(para colocar no compressor)



pedrinhas
Termômetro

mangueira-pedra e pedra porosa

Compressor de ar



Termostato





Depois que o áquario estiver comprado, lave-o com água, não utilize nenhum produto para lava-lo
pois intoxicara os peixes.
Compre pedrinhas coloridas(cuidado ao comprar as brancas, pois tem uma branca que muda o PH da àgua)lave-as com àgua e encha o fundo do àquario com elas( essas pedrinhas tem para vender no mesmo local aonde compra-se os produtos de aquarismo)
Depois encha o àquario com àgua(de preferência filtrada).
Coloque o Filtro externo,leia as intruções do filtro, mas simplificando o filtro fica apoiado no aquario com o caninho submerso na água,ATENÇÃO antes de liga-lo encha de água aonde está o refil, isso deve estar escrito mais bem explicado nas instruções dele,se liga-lo sem a água ele queimara.
Coloque o termometro dentro do aquario
O termostato fica preso na parte externa do aquario e o caninho dele fica quase todo submerso(leia as instruções dele). Só depois de devidamente instalado é que você deverá liga-lo Em cima do termostato você verá um botão de girar esse botão.Ele funciona assim. Olhe o termometro a uma parte dele de outra cor, (está em torno dos 25 º) essa é a temperatura adequada para os peixes. No termostato gire o botão quando acender você para de girar, depois de alguns minutos olhe no termometro, se a àgua ainda estiver fria, gira mais um pouco ele até acender. Repita o processo até quando o termometro estiver indicando a temperatura correta.
Agora coloque o compressor no chão(fora do áquario) ligue a magueirinha nele e na outra ponta da mangueirinha coloque a pedra porosa própria para compressor e já vem com encaixe,( vende pedras em formato de estrela são bem bonitas), coloque no fundo do aquario, agora ligue na tomada, se tudo estiver correto, sairam bolhas de ar,na àgua, isso prolonga a via dos peixes.
Agora vamos deixar o áquario ligado e SEM PEIXES. Pois ele está sendo ambientalizado para recebe-los ainda.
Bem passados uma semana(os aquaristas costumam deixar ambientalizando por um mês eu sempre deixei uma semana e deu certo, faça o que achar melhor)
Agora vamos tratar a àgua. Compre aquasafe, nas instruções explicara quantas gotas você deverá pingar e aguardar para poder ver o resultado, o aquasafe remove impurezas da àgua e arruma o PH, (PH é o controle da àgua para que fique adequada aos peixes)
Pegue o PH Tropical encha o recipiente com a àgua do àquario até onde estiver indicado e pingue 3 gotas do PH , aguar:de alguns minutos e depois olhe a cor da àgua ela tem que estar como indicado nas instruções do PH(veja na instruções do produto)é uma tabela mais ou menos assim







aquasafe
Controla o PH













Agora observe se na tabela estiver indicando qua a àgua está muito acida, coloque alcali,e se ela estiver muito alcalina , pingue o acid(leia as instruções do produto).
Depois de aguardado os devidos minutos e com o PH ok, vamos para o próximo passo o momento tão esperado colocar o peixes!!!

Kinguios




Tertra Mato Grosso
Coridora






Tetra Negro

Em hipótese alguma coloque em seu áquario o Ituí -cavalo, ciclideos,papagaio,beta,espada entre outros, pois são muito agressivos e matam os kinguios, muito cuidado ao colocar peixes que você não conheça em seu àquario.O acara por exemplo, costuma ser agressivo de vez em quando, mas se for comprar não compre mais que dois , pois eles costumam formar bandos e atacar os kinguios.
Os que coneço e sei que se dão bem com os kinguios são os tetra negro, tetra Mato-Grosso,coridora,limpa-vidros.
Quando for colocar o peixe na água, coloque o saquinho (fechado com o peixe dentro) dentro da àgua durante uns cinco minutos . Depois abra o saquinho coloque um pouco da àgua do aquario aguarde cinco minutos , repita a operação, ATENÇÃO nunca, coloque o peixe junto com a àgua em que ele veio , retire apenas o peixe com uma redinha, e jogue essa àgua fora pois ela pode vir cheia de doenças.
Como alimenta-los. Simples , eu costumo alimenta-los 1 vez po dia umas oito horas da noite(a quem alimente mais vezes, depois de vários testes observei qua alimentando eles uma vez por dia, a àgua não fica tão suja e com toxinas) Você joga a ração em pitadas aos poucos o ideal é que os peixes se alimentem durante cinco minutos,e não sobre ração alguma depois dos cinco minutos.Eu uso essa ração abaixo pois é bem em conta e ativa a cor do peixe e é de boa qualidade.

ração para peixes

Pronto! Você já é um aquarófilo!!!

Como limpar o àquario:
Uma vez por mês limpe o àquario por exemplo se o seu àquario tem 100 litros coloque em um balde 25 litros de àgua para descansar de um dia para o outro e adcione anticlor,(se for usar aquasafe aguarde somente alguns minutos, leia as instruções do produto) veja o PH, para tirar o cloro da àgua.Primeiro desligue tudo que estiver ligado no àquario da tomada. E você só retirará do seu áquario os 25 litros ou menos(faça a limpeza com o sifão coloque um balde vazio ao seu lado coloque o sifão dentro da àgua e vá girando o sifão no fundo do aquario,conforme você for girando verá que das pedrinhas começará a sair a sujeira.Faça a sinfonagem por todo o fundo.Se você gastar menos que os 25 litros mesmo assim pare, se não limpou tudo e mesmo assim já se passaram os 25 litros, pare da mesma forma, não tire mais que 1/4 (quarta parte) de àqua do seu áquario.Se estiver muito frio pegue um pouco da àgua do balde com uma panela dê uma esquentada e jogue de volta no balde, verifique se essa àgua ficou mais ou menos da mesma temperatura da àgua do àquario.
Pegue uma dessas esponjas de lavar louça amarela nova lave-a em àgua corrente e reserve-a só para a limpeza dos vidros internos do àquario( ou existem imãs que você coloca no vidro e eles mantém o vidro do àquario limpo)
Não se esqueça de olhar o PH da àgua, o refil da bomba eu costuma lava-lo em àgua corrente e troca-lo de 3 em três meses, mas o correto é que troque-o por um novo a cada limpeza do àquario.


Se algum peixe ficar descamado ou com tufos parecendo de algodão é porque ele está doente,o ideal é que você retire-o do áquario e coloque-o em um recipiente de vidro( nunca de plástico, o plastico com o tempo libera toxinas na àgua e matara o peixe)(o kinguio consegue sobreviver sem bomba de ar) e trate-o :
Remédios:Aqualife,Ictio,bacter.
Quando algum peixe estiver com tufos esbranquiçados ele está com ictio, procure tirar ele do áquario e trata-lo em um recipiente em que ele esteja sozinho, pois observei que o ictio mata os peixes sem escamas.




Bem acho que é só isso. Parece muito, mas você verá que na prática é bem simples,prático e fácil.
Ah....procure manter a lâmpada do áquario acesa apenas cinco horas por dia, pois com ela acesa dificultará no crescimento dos peixes.
Obs: O aquasafe é bem mais caro que o anticlor,mas pelo menos na primeira vez que for usar o áquario compre o aquasafe pois além de tirar o cloro ele trata a àgua.
O anticlor é bem mais barato mais somente irá tirar o cloro da àgua.
Não superlote o seu àquario colocando muitos peixes. há quem diga que para saber a quantidade peixes de um áquario é só imaginar os peixes em fila um atrás do outro e que essa fila fosse do comprimento do àquario. O excesso de peixes no àquario faz com que a àgua fique suja mais rápido e assim mais poluida, além do que para os peixes se torna um lugar apertado , fazendo com que alguns dependo da espécie se tornem até mais agresivos.
Não coloque dentro o aquario objetos de plástico, metal, etc...
Procure colocar objetos de vidro ou porcelana por exemplo, galhos secos de àrvore .
Se for colocar algas no àquario tanto as algas naturais ou na artifiais como qualquer outro objeto que não for lavavel deixe alguns minutos dentro de um recipiente com algumas gotas de aqualife(ler instruções no produto). Assim ficará desinfetado.


0 comentários:

Postar um comentário

Poste apenas comentários construtivos , A Toca da Morgana é um espaço para energias positivas.

Músicas da Toca


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...