Amigos da Toca

Visitem meu outro blog!


Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Navegue na Toca ouvindo os sons da Natureza!

domingo, 13 de novembro de 2011

Flores e Plantas Exóticas e Diferentes

Uma das coisas que me fascinam são as plantas,resolvi fazer essa postagem epara meu espanto muitas delas eu tenho em meu jardim, pois sou uma amante da diversidade das plantas.

Vitória Régia-pantanal_

Aguapé-Eichhornia-crassipes



Flôr Morcego

Axistolochia Gigantea.

Lantana

Flôr de Aquilégia

Orquídea

Euphorbia obesa: a planta baseball
Euphorbia Obesa, também conhecida como a planta baseball, é natural da África do Sul. Infelizmente, a espécie está ameaçada pelas colheitas sem planejamento. Por sua aparência interessante e curiosa, a Euphorbi a é devastada pelas populações nativas. Para proteger a espécie, recentemente, sua exploração foi proibida no país. A sua cultura, no entanto, tornou-se comum em jardins botânicos pelo mundo.

Pata de Elefante (Nolina)
   

Pata de Elefante

A Pata de Elefante também chamada de Nolina ,biucarnea,é originaria do México. Em sua fase adulta varia em torno de 5 metros, podendo chegar até 10 metros de altura. Prefere solos mais secos e com composição orgânica. Possui um efeito ornamental fantástico. Propaga-se por sementes que só são encontradas em plantas fêmeas, pode-se conseguir a reprodução também por intermédio de estaquia.

Frutas Exóticas – Pitaya (Hylocereus undatus Haw)
nos paise do oriente é conhecida como fruta dragão


rabo de gato

 A acalifa-rasteira ou rabo-de-gato,
 é uma herbácia perene, de folhagem e florescimento decorativos.
   


Folhas dispostas em ramagem fina, de forma ovalada, de margem denteadas.
            Inflorescências vermelhas, eretas, cônico-cilíndricas, curtas, disposta acima da folhagem, formadas no decorrer do ano todo.

            O aspecto lembra o rabo de gato, daí um de seus nomes populares.





             Cultivada a pleno sol como forração, em canteiros de terra fértil, permeáveis, irrigados periodicamente.


Nome Científico: Adenium obesum / Adenium arabicum(ilha de Sócotra).

exóticasakebia trifoliata

Aristolochia Gigantea
Orelha de Elefante
Papo de Perú Grande
Cachimbo de Holandês
Flor-pelicano
Flor-morcego

Asclepias Physocarpa

O seu nome científico: Asclepias Physocarpa
Planta originária de África do Sul
Conhecida como: Planta do Balão ou Flor-borboleta

 BIGODE DE TIGRE CHINÊS (Integrifolia Tacca)
   * Nome Científico: Integrifolia Tacca
    * Nome Popular: Bigode de Tigre Chinês

·         Família: Taccaceae

    * Divisão: Angiopermae
    * Origem: Ásia
    * Ciclo de Vida: Perene



O bigode de Tigre Chinês, é uma planta exótica e muito rara. Esse membro da família Taccaceae, é encontrado em vários países de áreas tropicais do sudeste asiático. Suas espetaculares flores são do branco ao roxo pigmentado, e também no negro total, com longos filamentos ao seu redor (como o bigode de um grande tigre). Os olhos nas flores é um verdadeiro ponto que aparece comunicar-se com quem a espreita. Faz-se vida ao contemplá-la. Sem dúvida alguma, vai se destacar em qualquer jardim que tiver o privilégio de possuí-la. Podem ser cultivadas em vasos, aonde se fazem extremamente ornamentais, em pequenos jardins, varandas ou no interior de residências. Esta espécie peculiar cresce em lugares úmidos e sombreados. Os bigodes do tigre são de tamanho grande e toda a planta dá um toque incomum para um jardim  ou sala. Floresce na primavera.  Sua raiz é usada na medicina tradicional chinesa para tratar úlcera gástrica, hipertensão, hepatite e queimaduras (favor não se deixar levar por essas informações medicinais, pois as mesmas não são seguras). Muito exigente com relação ao cultivo, não tolera o encharcamento. Gosta de substrato rico em matéria orgânica, leve e bem drenado. Sua reprodução se dá através de semente e por divisão de touceiras.


Sementes de Cabeça de Elefante

Esta planta exótica é chamada de "Cabeça do Elefante" pelo formato de suas flores cor de vinho que realmente são parecidas com uma cabeça e tromba de elefante. A Cabeça de Efelante é também conhecida como Amaranthus. Com polinização aberta, esta flor é deslumbrante e incomum, crescendo cerca de 3 a 5 metros de altura e quase o mesmo de largura. A Cabeça de Elefante é comumente utilizada em contentores, vasos ou como uma planta de jardim, além de suas flores serem excelentes para corte.

A Cabeça de Elefante aprecia o sol pleno ou meia sombra. Pode ser plantada diretamente no solo ou em vaso. O solo deve ser rico em nutrientes. A germinação leva em torno de 5 a 15 dias. Molhar levemente, todos os dias.

cacto ikea

Cardo_Comun

cocky-apple-planchonia-careya

Datura arborea

A Flor de Jade
é originária das Filipinas e é da família das Leguminosas. Ela pode chegar a  aproximadamente 20 metros de comprimento, mas na maioria das vezes não ultrapassa o valor entre 7 a 9 metros. A flor de jade é bastante rara e é um tipo de trepadeira que pode ser utilizada para enfeitar jardins formando uma linda paisagem devido à sua enorme beleza.

As flores de jade aparecem em cachos, aglomeradas e surgem na época de fim de Inverno e inicio de Primavera. Os locais preferidos dela são os quentes e bem húmidos e para estas plantas o que se recomenda é o solo arenoso e rico em matérias orgânicas. Quando é plantada em locais mais quentes ela pode ficar em locais de meia sombra, enquanto que em locais frios é necessário receber a luz solar diretamente durante grande parte do dia.

O nome “flor de jade” surgiu precisamente porque a sua coloração é semelhante à da pedra preciosa de nome Jade, ou seja, uma mistura de azul e verde.

Flôr de Lótus

Flôr de Maracujá

Flor Morcego

Esta flor, também chamada de Bat-flower, é a Tacca chantrieri, da família das Taccaceae, originária da Malásia, cuja característica principal é a cor roxa bem escura, aproximando-se do preto. É fácil perceber  porque, não é? É impressionante a semelhança de suas pétalas principais com as asas de morcego. Ela não tem qualquer perfume e seus “bigodes ” que saem de dentro da flor podem atingir  20 centímetros de comprimento.

A propagação é feita por sementes que se formam no interior de inflorescências menores. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, florescendo várias vezes ao ano. A terra precisa ser rica em nutrientes e as regas constantes. A planta não tolera sol forte diretamente, desenvolvendo-se melhor à meia-luz.
---------------------------------



Sinonímia: Adenium coetaneum

Nome Popular: Rosa-do-deserto , Lírio-impala, Adenium

Família: Apocinaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Sul da África e Península Arábica

Ciclo de Vida: Perene

lithops
O nome lithops tem origem na palavra grega lithos (pedra) e tops (forma). Sua altura é de cinco centímetros, a forma é arredondada e a pele lisa, Tem duas folhas carnosas presas a um caule, que fica invisível pois está dentro da terra. Essa camuflagem (parece com uma pedra) tem a finalidade de fazer com que a lithops passe despercebida por animais que podem come-la.

Mas além de Misteriosa ela é muito Curiosa, quando o clima é quente ela nos mostra uma surpresa: pequenas e delicadas flores de pétalas finas, nas cores branca ou amarela, que florescem no final do verão.

Lithops

mimosa pudica

pé de abacaxi

Pepalanto, sombreiro-encontrada no cerrado brasileiro

protea-infiorescenza-originaria Africa do Sul

Rabo-de-gato

Rafflesia arnoldii: A flor mais larga do mundo.
Ela é uma das plantas mais exóticas e raras do mundo, mas você provavelmente não vai querê-la no seu jardim. Apesar de bela, ela é a maior flor do mundo e, quando está florida, dela desprende um odor fétido semelhante à carne podre. Por essa característica ela é conhecida como ´planta cadáver´ pelos nativos da Indonésia, seu país de origem.

Recentemente catalogada na família Euphorbiaceae, a Rafflesia arnoldii pode ter um metro de diâmetro e pesar de 6 a 11 kg. Ela é bela, salpicada de flores e tem uma cor vermelho ferrugem.

Suas flores duram apenas três dias por semana e esse cheiro desagradável que produz atrai insetos polinizadores que a ajudam a perpetuar a espécie. Mas apenas 10 ou 20% das mudas sobrevivem. Com alguma sorte, em nove meses ela floresce.


Sammbai Chifre de Veado

* Nome Científico: Strelitzia Reginae
    * Nome Popular: Ave do paraíso, Flor do paraíso
    * Origem: África do Sul

 Amorphophallus titanum: a Flor Cadáver
Esta flor é mais alta que um ser humano e tem um odor forte que, como a Rafflesia arnoldii, lembra carne podre. A Amorphophallus titanum da Indonésia - ou ´flor-cadáver´ como é conhecida pelos habitantes locais - faz parte de uma rara cadeia: ela é polinizada pelos insetos que buscam carniça na selva. Esta planta da Indonésia tem a maior inflorescência do mundo.

Planta ovo
O nome oficial dessa flor é Solanum Ovigerum. Uns dizem que ela veio do Japão e outros afirmam que sua origem é a Índia. Não importa de onde veio, o fato é que ela é bem diferente, ou melhor,  o fruto que ela dá. Da família das Solanaceae, prima do jiló e da berinjela, depois das flores esta planta dá ovos! O nome popular dela é Planta Ovo.

Quem já tocou garante que é dura como uma casca.  E ainda é comestível. Dizem que seu gosto é amargo, mas gostoso. E ainda tem propriedades medicinais. Seus frutos e folhas podem ser usados no tratamento do colesterol alto, diabetes, artrite entre outras. Pode  ser cultivada sob sol pleno, na primavera e verão.  A colheita inicia-se cerca de 110 dias após o plantio

Callicarpa-americana-Beauty Berry
==================================================================
Fontes:
http://fulaninha-entretenimentos.blogspot.com/2011/11/flores-exoticas.html
http://geia-deusaterra.blogspot.com/2011/02/planta-exotica.html
http://aidobonsai.com/2010/11/06/rosa-do-deserto-adenium-obesum/

1 comentários:

Suely Poubel disse...

Olá querida amiga Morgana! Que flores lindas! Algumas bem exóticas, mas outras simplesmente lindas! Estou tão acostumada a vêr rosas, margaridas,...que fiquei fascinada com a diversidade de flores que nós temos e desconhecemos. Como é bela e sábia a natureza. Adorei! bjnhos.

Postar um comentário

Poste apenas comentários construtivos , A Toca da Morgana é um espaço para energias positivas.


Músicas da Toca


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...